5 dicas para oferecer um bom atendimento no restaurante

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 8 de março de 2017
BOM ATENDIMENTO NO RESTAURANTE

Para um restaurante ter sucesso com os seus fregueses, não basta apenas servir bons pratos: é necessário ter um atendimento de qualidade. Por este motivo, preparamos 5 dicas para você oferecer um bom atendimento no restaurante e fazer com que os clientes retornem sempre ao seu estabelecimento.

1. Seja eficiente no atendimento

Um bom atendimento no restaurante começa assim que o cliente chega ao seu estabelecimento. Portanto, é de extrema importância que, já na recepção, um funcionário faça as honras da casa, desejando boas-vindas e esclarecendo possíveis dúvidas iniciais sobre o menu do estabelecimento.

Disponibilizar uma mesa sem demora, apresentar o cardápio com agilidade e atender aos pedidos prontamente são exemplos de eficiência no atendimento do restaurante.

2. Disponibilize o cardápio eletrônico

Nada mais desagradável do que chegar em um restaurante e receber um cardápio com folhas velhas, rasgadas e sujas. Ou mesmo quando o cardápio está razoavelmente apresentável, mas existem rabiscos alterando preços e pratos disponíveis.

Uma alternativa que impressiona o cliente, além de conferir uma sensação de modernidade ao seu estabelecimento, é usar o cardápio digital. O cardápio digital agiliza e aumenta as vendas, sendo um grande aliado do garçom para o controle dos pedidos durante o atendimento.

3. Ofereça treinamento aos seus garçons

Mesmo que você já possua funcionários qualificados e com experiência, não deixe de oferecer treinamento aos seus garçons.

Esta instrução deve englobar não só práticas comuns da profissão, como também lições de etiqueta à mesa, procedimentos internos da casa, explanações sobre o menu oferecido, lições de atendimento ao cliente e técnicas de vendas, que podem ser grandes auxiliares no aumento dos lucros do negócio.

4. Seja cordial e proporcione bom atendimento no restaurante

A simpatia e a cordialidade devem estar presentes durante todo o tempo que o consumidor passar em seu restaurante. O garçom deve se colocar à disposição da clientela, sugerir os pratos do dia e fornecer quaisquer outras informações que sejam solicitadas.

O garçom tem papel fundamental no atendimento. Durante a interação com o consumidor, os garçons devem sorrir e manter um clima leve e de bem-estar para com os frequentadores. Ele também deve ficar atento à arrumação das mesas, assim como ao tempo de saída dos pedidos da cozinha.

5. Entreviste o cliente

A melhor forma de saber se o atendimento foi agradável ou não para o cliente é perguntando para ele. Esta pergunta pode ser realizada de forma direta ou por meio da tradicional “caixinha de sugestões”, na qual a opinião poderá ser expressada de forma anônima.

Caso o cliente demonstre insatisfação, peça desculpas a ele e também solicite sugestões de como o atendimento poderia melhorar. Afinal de contas, o cliente sempre tem razão!

Fique atento às possíveis críticas ou sugestões de melhorias para um bom atendimento no restaurante, pois muitas vezes os erros podem não ser tão visíveis para quem lida com o trabalho diariamente.

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