Comportamento do consumidor nos supermercados: quem são os seus clientes?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 13 de março de 2017
Comportamento do consumidor nos supermercados: quem são os clientes do seu estabelecimento?

Você já se perguntou quem são os clientes do seu estabelecimento, o que eles procuram, ou quais são suas preferências na hora da compra? A cada dia o número de supermercados se multiplica e essas informações têm se tornado essenciais na hora de conquistar novos consumidores e destacar o seu negócio na concorrência. Foi pensando nisso que nós preparamos este material, então continue lendo e entenda melhor o comportamento de compra do consumidor nos supermercados!

O que influencia a escolha do consumidor nos supermercados.

Quando falamos dos fatores que influenciam o consumidor nos supermercados, a proximidade do cliente com o estabelecimento se destaca como o aspecto mais relevante. Porém, a partir daí, as preferências mudam de acordo com a classe econômica do cliente.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), enquanto as classes A e B são mais influenciadas pela variedade de produtos dos estabelecimentos, as classes C, D e E levam mais em consideração os preços e as promoções.

Fatores que determinam a escolha dos supermercados.

Os produtos que levam os consumidores às compras.

Quando vamos às compras é comum termos um produto em mente, mas acabamos levando mais coisas.. Nos supermercados não é diferente: de acordo com estudos realizados pela CVA Solutions, os produtos “isca” para atrair o consumidor nos supermercados são:

  • Alimentos da cesta básica: 35.8%
  • Higiene e beleza: 3.4%
  • Frutas, legumes e verduras: 12.9%
  • Bebidas alcoólicas: 3.1%
  • Carnes e aves frescas: 10.9%
  • Produtos de padaria: 3.1%
  • Produtos de limpeza: 4.4%
  • Produtos congelados: 2.6%
  • Laticínios: 3.7%
  • Frios e embutidos: 2.6%

Você quer ter mais clientes e aumentar as vendas? Então utilizar estratégias promocionais para as mercadorias que mais levam os consumidores aos supermercados pode ser uma boa oportunidade para aumentar os seus resultados.

Vida saudável definindo as escolhas do consumidor.

De acordo com o IBOPE, a segunda maior preocupação do brasileiro é a saúde. Como reflexo desta preocupação o carrinho de compras do consumidor tem andado mais saudável.

A compra dos refrigerantes, por exemplo, teve uma queda de 5% enquanto a água de coco apresentou um aumento de 11% nas vendas. A margarina, com diminuição de 1,2% na procura, deu lugar a manteiga que teve um crescimento de 10% na demanda. A maior substituição de produtos foi identificada no leite comum, com uma queda de 6%, enquanto os leites com baixo teor de lactose tiveram um acréscimo de 78% nas vendas (APAS, Nielsen).

O papel do supermercado de vizinhança.

De acordo com dados da APAS em conjunto com a Nielsen, para a maior parte dos compradores (67%), os mercados de vizinhança concentram apenas as compras de reposição, enquanto as compras de abastecimento passaram a ser feitas em atacarejos.

Essa mudança na forma de realizar compras é reflexo da busca do cliente por descontos e teve como consequência a redução do ticket médio nos supermercados de bairro, que ficou em menos de R$38 no último ano. Outra mudança gerada pela busca de economia, está na redução das visitas aos supermercados que passou de 85 em 2014 para 81 em 2015 (APAS; Nielsen).

O cliente também passou a pesquisar mais os preços antes de realizar compras. Estudos da Associação Paulista de Supermercados identificaram que o maior volume de vendas, antes concentrado na primeira semana do mês, se estendeu para 10 primeiros dias.

A preferência na hora da promoção

Que todo o consumidor gosta de promoção nós sabemos, mas você sabe quais as promoções prediletas dos clientes dos supermercados?

De acordo com a consultoria Hello Research, os descontos são a preferência de 52% dos compradores, em segundo lugar temos as promoções do tipo “leve 3 pague 2” e “compre um produto e leve outro”, já os concursos culturais foram apontados como os tipos de promoção menos relevantes para o consumidor nos supermercados.

Quando falamos das categorias de produtos que os clientes mais gostam de ver em promoção temos: os alimentos com 34% da preferência, às bebidas não alcoólicas com 22% e os itens de limpeza com 19%.

Entre as marcas que o consumidor nos supermercados mais gosta de ver em promoção temos Omo e Coca-Cola dividindo a primeira colocação, Sadia e Nestlé em segundo lugar; e Skol, Danone, Ipê, Brahma e Guaraná Antártica em terceiro.

Aumento da procura por embalagens econômicas.

Em busca de menores gastos, o consumidor brasileiro tem procurado cada vez mais as embalagens econômicas.

Na categoria de refrigerantes, por exemplo, o consumo das garrafas de 3 litros apresentaram crescimento de um ponto percentual, enquanto as garrafas usuais tiveram redução de dois pontos percentuais. Seguindo a mesma tendência, as embalagens de refil tiveram aumento de um ponto percentual enquanto as embalagens comuns tiveram uma redução proporcional (APAS, Nielsen).

Agora que você sabe mais sobre o comportamento de compra do consumidor nos supermercados, que tal utilizar essas informações para potencializar as suas vendas? Procure adaptar o seu mix de produtos às necessidades dos consumidores e utilize estratégias de promoção focadas nos produtos corretos.

Se você quiser saber outras formas de melhorar o atendimento do seu supermercado e encantar os seus clientes, confira algumas dicas infalíveis para atrair compradores e entenda como melhorar a experiência do seu consumidor no ponto de venda com alguns materiais que preparamos!

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