Descubra 5 coisas que precisam mudar no seu supermercado de acordo com os clientes!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 15 de março de 2017
Descubra 5 coisas que precisam mudar no seu supermercado de acordo com os clientes!

Em tempos onde o “cliente é rei” e está cada vez mais exigente em suas decisões de compra, pensar na experiência do consumidor se tornou uma obrigação para qualquer negócio que deseja ter sucesso e se diferenciar dos concorrentes. Sendo assim, você já se perguntou como anda a satisfação dos clientes com a sua empresa? Continue lendo e descubra o que precisa melhorar no seu supermercado de acordo com quem mais importa, os consumidores.

1. Frieza no atendimento do supermercado. 

Para a maior parte dos consumidores, a principal falha dos supermercados está no atendimento. De acordo com estudos realizados pela consultoria Shopper Experience,  83% dos clientes criticam a falta de acolhimento e receptividade por parte dos funcionários dos estabelecimentos.

A frieza no atendimento, apontada pelos clientes, é ainda maior na hora do pagamento – o momento mais “doloroso”. Os consumidores reclamam da falta de cordialidade dos operadores de caixa, que muitas vezes não cumprimentam, não sorriem e nem olham para os clientes.

Funcionários que se preocupam com a necessidade dos clientes fazem uma grande diferença nos supermercados e os compradores estão dispostos a pagar mais em empresas que prezam pelo bom atendimento.

2. Poucos caixas e muita fila.

Já pensou quanto tempo as pessoas passam em filas durante a vida?

Bem, o número de horas exatas nós não podemos te dizer, mas, sem dúvida, boa parte delas são gastas nos caixas dos supermercados. E é justamente essa a causa de insatisfação em 36.7% dos consumidores dos supermercados, como aponta estudos divulgados pela consultoria CVA Solutions (2016).

De acordo com esta pesquisa, ao mesmo tempo que os clientes reclamam das longas filas, eles também se deparam com vários caixas sem funcionamento e falta de atendentes, o que é motivo para reclamação de 11.6% dos compradores dos supermercados (CVA Solutions; 2016).

3. Dificuldade para encontrar os produtos.

Um outro problema que os consumidores enfrentam de forma recorrente é a dificuldade para encontrar as mercadorias desejadas. De acordo com o cliente, isso ocorre por dois motivos: a falta do produto e a má sinalização dentro dos supermercados.

Para 21% dos consumidores, a ausência ou má distribuição das sinalizações de departamento e seção das mercadorias dificultam o processo de compra (Shopper Experience). Já 25.1% dos clientes reclamam da falta de itens anunciados e de um mix de mercadorias (CVA Solutions)

É necessário que você tenha muito cuidado ao anunciar promoções, pois a falta dos produtos pode ocasionar insatisfação por parte do cliente e prejuízos, uma vez que na falta da mercadoria anunciada o consumidor tem o direito de levar um item similar (mesmo que mais caro) e pagar o preço promocional (Lei nº 8.078).

Para evitar que isso ocorra no seu estabelecimento, busque um sistema de gestão e automação comercial que possibilite um melhor gerenciamento das ofertas e do estoque de seu supermercado. Atualmente, existem sistemas que fazem a função de assistentes de compra e te mostram quanto e quando repor o seu estoque, evitando a insatisfação dos clientes e otimizando seu supermercado.

4. Estacionamento cheio e carrinhos ocupando vagas.

Para 15.9% dos clientes de supermercados os estacionamentos lotados e a falta de vagas são causa de aborrecimento (CVA Solutions), e 33% destes consumidores acreditam que a disposição dos carrinhos de compras no estacionamento torna mais grave a situação (Shopper Experience)

Para os clientes, além dos carrinhos utilizar um grande espaço, muitas vezes eles acabam bloqueando ou até mesmo ocupando as vagas que deveriam ser direcionadas aos carros. Algumas alternativas para otimizar o seu espaço são:

  • Se possível, reduzir o tamanho das vagas.
  • Disponibilizar um espaço apenas para motos.
  • Monitorar o estacionamento, orientando os motoristas para ocuparem apenas uma vaga.
  • Alocar os carrinhos de compra em fileiras únicas, próximas às paredes do  estabelecimento.

5. Mercadorias sem preço e com valores errados.

A marcação das mercadorias é um outro ponto falho na visão dos clientes. Encontrar mercadorias sem preço é algo recorrente para 15.8% dos consumidores dos supermercados (CVA Solutions). Para piorar a situação, 11% dos consumidores apontaram não ter auxílio em caso de dúvidas relacionadas aos preços e 14.5% se queixam de produtos marcados com preços incorretos (Shopper Experience e CVA Solutions)

Algumas tecnologias, como os terminais para consulta de preços, podem ajudar o seu estabelecimento reduzir este problema. Procure disponibilizar estes aparelhos no seu estabelecimento e utilizar uma sinalização clara que facilite a localização dos mesmos.

Os sistemas de automação para supermercado também podem ser de grande auxílio para o seu negócio. Neles é possível realizar o ajuste dos preços em grupos de produtos específicos e trabalhar preços programados por determinados períodos, otimizando o seu processo de venda, facilitando a sua rotina e reduzindo a possibilidade de erro.

6.Falta higiene no estabelecimento.

O higiene, algo de extrema importância quando falamos da manipulação de alimentos dentro dos supermercados, também é um fator de insatisfação para os consumidores.

Mais de 6% dos clientes apontam a falta de higiene dentro do estabelecimento como causa de insatisfação e a metade dos compradores (50%) reclamam da falta de banheiros limpos dentro dos supermercados (Shopper Experience e CVA Solutions).

Bem, agora que você sabe quais as insatisfações dos clientes com o atendimento dos supermercados, busque melhorar estes pontos no seu estabelecimento. Assim sua empresa criará um diferencial em relação aos concorrentes e fidelizar cada vez mais os consumidores.

Espero que este conteúdo te ajude a ter um supermercado de sucesso. E se você ficou interessado em automação comercial e quer saber mais sobre o assunto, confira um material que preparamos para você clicando aqu


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